sexta-feira, 12 de abril de 2013

Projeto para o calçadão da Barra é inspirado em modelos da Europa (matéria original do jornal Correio da Bahia)



Uma rua em que pessoas, carros, motos e bicicletas convivem no mesmo espaço, sem meio-fio. É possível? Essa conceito é conhecido como “shared space” (espaço compartilhado, em inglês), que foi adotado em algumas cidades de países, como Holanda, Alemanha e Inglaterra. E agora, a prefeitura de Salvador planeja implantar esse conceito no trecho entre o Farol e o Porto da Barra. Mas, será que Salvador está preparada para essa mudança? Questiono isso tanto em estrutura da cidade quanto em nível de educação no trânsito. Será que realmente estão sendo avaliadas as peculiaridades da nossa cidade ou apenas se pretende vender uma imagem de uma cidade moderna (que não existe)?


Vamos ver no que vai dar.

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/projeto-para-o-calcadao-da-barra-e-inspirado-em-modelos-da-europa/

           Exhibition Road, em Londres, adotou o modelo de 'shared space' para Olimpíada de 2012

2 comentários:

  1. Quero ver só. Nã gostei dessa idéia pq as pessoas daqui não tem a mesma educação de lá. A cidade precisa de outro projetos que se encaixem melhor com o perfil dos moradores e com as reais necessidades destes.

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Tem que ser considerado se é isso que a cidade precisa, e se temos estrutura para esse tipo de mudança. Espero que realmente seja avaliado o melhor para cidade e não o melhor para "vender" a cidade.

    ResponderExcluir